Via Essenza: A nova marca portuguesa que redefine o luxo

  • 18/11/2025

Focada em redefinir o conceito de luxo, "abraçando a raridade, o artesanato e o tempo", nasceu a marca portuguesa Via Essenza.

 

Numa entrevista para a rubrica Feito em Portugal, do Lifestyle ao Minuto, Catarina Marques, a fundadora da Via Essenza, conta que esta marca assinala algumas diferenças no mercado, pela exploração do novo conceito de slow luxury que "celebra a presença, a calma e o tempo".

A par disso, Catarina Marques refere que a Via Essenza tem uma coleção de peças intemporais, em edições numeradas e limitadas. A responsável conta que produção é 100% manual - cada peça feita em pele italiana é cortada e acabada à mão por artesãos locais com décadas de experiência.

A marca trabalha exclusivamente com o modelo de pré-venda, promovendo o consumo consciente e evitando o stock em massa, em contraponto com as doutrinas do fast fashion. Mais do que um produto, é uma filosofia - um convite a ter menos, mas numa qualidade superior, explica a fundadora da Voa Essenza.

Depois de explicar a importância deste conceito, diz Catarina Marques que a marca se destina, essencialmente, a mulheres que valorizam a autenticidade e o detalhe. Destina-se a "pessoas que preferem o silêncio à ostentação, e que veem o luxo como uma forma de autenticidade e presença, não como status. O público da Via Essenza é culto, viajado, sensível à estética e à história por detrás das peças", acrescenta.

Notícias ao Minuto Fundadora da Via Essenza: Catarina Marques© Via Essenza  

Catarina Marques conta que o nome Via Essenza reflete o propósito da marca: criar com alma, devolver tempo e reencontrar significado nas pequenas coisas.

Via Essenza lança, por isso, o mote "do caminho de volta àquilo que é essencial", visto que “Via” significa caminho e “Essenza” significa essência.

O que é verdadeiramente valioso não pode ser apressado

A responsável da marca relta ainda que este projeto é o reflexo de uma transformação pessoal, "a passagem do ritmo para a presença", e que a maternidade foi o ponto de viragem que a "fez querer viver de forma mais intencional, presente e silenciosa, e criar algo com alma e propósito. Percebi que o que é verdadeiramente valioso não pode ser apressado, despertei para uma nova perceção do tempo - e desse reencontro com o essencial nasceu a Via Essenza", remata.

Para o próximo ano, Catarina Marques adianta que planeia lançar um novo design, mantendo o ritmo lento e intencional que define a marca.

Os produtos da Via Essenza podem ser encontrados no website da marca, no formato de pré-venda, de forma a promover o consumo consciente, com um tempo de entrega estimado de três semanas.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer melhor as peças exclusivas da Via Essenza.

Leia Também: Organização: Use a regra do "não sabia" e veja as diferenças na sua casa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2886889/via-essenza-marca-portuguesa-focada-na-redefinicao-do-conceito-de-luxo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

Anunciantes