Via Essenza: A nova marca portuguesa que redefine o luxo
- 18/11/2025
Focada em redefinir o conceito de luxo, "abraçando a raridade, o artesanato e o tempo", nasceu a marca portuguesa Via Essenza.
Numa entrevista para a rubrica Feito em Portugal, do Lifestyle ao Minuto, Catarina Marques, a fundadora da Via Essenza, conta que esta marca assinala algumas diferenças no mercado, pela exploração do novo conceito de slow luxury que "celebra a presença, a calma e o tempo".
A par disso, Catarina Marques refere que a Via Essenza tem uma coleção de peças intemporais, em edições numeradas e limitadas. A responsável conta que produção é 100% manual - cada peça feita em pele italiana é cortada e acabada à mão por artesãos locais com décadas de experiência.
A marca trabalha exclusivamente com o modelo de pré-venda, promovendo o consumo consciente e evitando o stock em massa, em contraponto com as doutrinas do fast fashion. Mais do que um produto, é uma filosofia - um convite a ter menos, mas numa qualidade superior, explica a fundadora da Voa Essenza.
Depois de explicar a importância deste conceito, diz Catarina Marques que a marca se destina, essencialmente, a mulheres que valorizam a autenticidade e o detalhe. Destina-se a "pessoas que preferem o silêncio à ostentação, e que veem o luxo como uma forma de autenticidade e presença, não como status. O público da Via Essenza é culto, viajado, sensível à estética e à história por detrás das peças", acrescenta.
Fundadora da Via Essenza: Catarina Marques© Via Essenza
Catarina Marques conta que o nome Via Essenza reflete o propósito da marca: criar com alma, devolver tempo e reencontrar significado nas pequenas coisas.
Via Essenza lança, por isso, o mote "do caminho de volta àquilo que é essencial", visto que “Via” significa caminho e “Essenza” significa essência.
O que é verdadeiramente valioso não pode ser apressado
A responsável da marca relta ainda que este projeto é o reflexo de uma transformação pessoal, "a passagem do ritmo para a presença", e que a maternidade foi o ponto de viragem que a "fez querer viver de forma mais intencional, presente e silenciosa, e criar algo com alma e propósito. Percebi que o que é verdadeiramente valioso não pode ser apressado, despertei para uma nova perceção do tempo - e desse reencontro com o essencial nasceu a Via Essenza", remata.
Para o próximo ano, Catarina Marques adianta que planeia lançar um novo design, mantendo o ritmo lento e intencional que define a marca.
Os produtos da Via Essenza podem ser encontrados no website da marca, no formato de pré-venda, de forma a promover o consumo consciente, com um tempo de entrega estimado de três semanas.
Percorra a galeria de imagens acima para conhecer melhor as peças exclusivas da Via Essenza.
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