Se o novo Nissan Rogue lhe parece um Mitsubishi, não estranhe
- 18/11/2025
Chegou aos Estados Unidos da América o novo Nissan Rogue, que fez a estreia no país esta segunda-feira (17 de novembro). Se se lembrar do Mitsubishi Outlander ao olhar para este SUV híbrido plug-in, isso tem uma razão de ser.
Este é mais um caso de badge engineering - o que acontece quando um modelo é comercializado por marcas diferentes, mas com nomes e emblemas diferentes e poucas distinções em termos de design. Não é uma prática de cópia ou plágio: habitualmente, mas sim fruto de parcerias ou de integrações em conglomerados automóveis.
Um exemplo particularmente bem conhecido envolve a Ford, a SEAT e a Volkswagen: o Sharan tornou-se na primeira geração do Ford Galaxy e no SEAT Alhambra. Mas também há outros, como acontece com vários modelos Opel que também assumem a identidade Chevrolet ou Vauxhall em determinados mercados. E o Mitsubishi Grandis é como que geminado com o Renault Symbioz.
No caso particular que envolve a Mitsubishi, a Nissan e a Renault, a explicação para a partilha é simples: a Nissan é proprietária de parte da Mitsubishi e ambas as marcas integram a aliança com o Grupo Renault.
O novo Nissan Rogue
O Rogue que a Nissan apresentou agora nos EUA é um híbrido plug-in, com um total de 248 cv de potência. O sistema é composto por dois motores elétricos, motor 2,4 litros a gasolina e uma bateria de 20 kWh de iões de lítio, que pode ser carregada em sete horas e meia num carregador doméstico. Tem tração integral, com o sistema Intelligent All-Whell Drive de série.
Por dentro, há espaço para sete pessoas (incluindo condutor), em três filas de bancos. A segunda fila desliza, reclina e dobra-se facilmente, de modo a permitir o acesso à terceira fila. Os materiais são suaves ao toque, incluindo revestimento em couro para os bancos como opção.
Há um ecrã tátil de nove polegadas que pode ser ligado a telemóveis via Android Auto (com fios) e Apple CarPlay (sem fios). Para o condutor, há um ecrã de 12,3 polegadas de série e um head-up display de 10 polegadas para o nível de equipamento Platinum. Há carregador de telefones sem fios e quatro tomadas USB (duas à frente e duas atrás).
O Nissan Rogue, ou Mitsubishi Outlander para os EUA, tem iluminação exterior LED, jantes de 20 polegadas, capas dos espelhos retrovisores em preto. Há um amplo pacote de sistemas de ajuda à condução, como travagem de emergência automática com deteção de peões, aviso de saída de faixa ou alerta de tráfego cruzado traseiro, bem como de ângulo morto.
Leia Também: Este concept tem 1.000 cv e é baseado no Nissan Patrol Y60






































