Nova esperança? Medicamento para pressão arterial pode combater cancro

  • 18/11/2025

Esta pode ser uma nova forma de tratar o cancro. Um novo estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que existe um medicamento comum usado para o tratamento da pressão arterial que pode ajudar no tratamento do cancro e evitar o crescimento rápido.

 

Em causa está o uso de hidralazina, um fármaco que é usado no tratamento desta condição desde os anos 50. O estudo descobriu que poderia trazer melhorias para o tratamento do cancro.

"Os resultados surgiram numa era 'pré-alvo' da descoberta de medicamentos, quando os investigadores se baseavam primeiro no que observavam nos pacientes e só depois tentavam explicar a biologia por trás disso", revela Kyosuke Shishikura, um dos responsáveis pelo estudo.

Esperança contra cancro pode estar num medicamento para a pressão arterial

Os investigadores descobriram como pode atuar diretamente numa enzima que ajuda as células a sobreviver quando os níveis de oxigénio são mais baixos. Este pode ser um fator que leva ao rápido crescimento de tumores que são resistentes a alguns tratamentos.

Leia Também: Medicamento para a diabetes pode reduzir benefícios do exercício físico

O estudo tentou mostrar como este medicamento era capaz de ligar-se a esta enzima e impedi-la de funcionar e acabar por dar outra resposta à forma como reage ao oxigénio. Após o tratamento, as células acabam por ficar numa espécie de 'modo repouso' e sem espalhar-se para outras partes do corpo.

Embora o medicamento não tenha eliminado as células cancerígenas, acabou por fazer com que não houve nenhuma evolução para outros órgãos do organismo. Os investigadores consideram que este pode ser um novo ponto de partida para tentar descobrir novas formas de tratamento do cancro.

Estudo revela nova causa do cancro (e dieta pode estar associada)

Uma nova investigação concluiu que pacientes com leucemia apresentavam níveis elevados de uma bactéria específica no intestino.
 
Conhecido como ADP-heptose, o açúcar bacteriano foi anteriormente associado a dietas ricas em alimentos processados e açúcar, e pobres em fibras, fruta e vegetais.

Os testes conduzidos em ratos mostraram que as moléculas produzidas pela ADP-heptose podem ajudar a acelerar o crescimento de células sanguíneas pré-cancerígenas.

"Este estudo ajuda-nos a compreender a forma como os cancros do sangue se desenvolvem e progridem, especialmente em adultos mais velhos. Além disso, também podemos ter uma forma de intervir precocemente, antes que estas células pré-cancerígenas evoluam para uma doença mais agressiva", refere o co-autor do estudo Daniel Starczynowski, citado pelo Daily Mail.

Leia Também: Pedras nos rins? Descoberta na urina das cobras pode ajudar no tratamento

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2890011/nova-esperanca-medicamento-para-pressao-arterial-pode-combater-cancro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

Anunciantes