McLaren contratou filha de bicampeão de Fórmula 1
- 18/11/2025
A McLaren anunciou duas novas pilotos para o seu programa de desenvolvimento de jovens pilotos. São Ella Häkkinen e Ella Stevens, que se juntam a Ella Lloyd que tem vindo a competir na F1 Academy.
Aos 14 anos de idade, Ella Häkkinen é a mais jovem das três. No ano passado, venceu a Champions of the Future Academy em Cremona. No âmbito do programa de jovens da McLaren, irá testar monolugares ao longo do próximo ano, com vista a dar o salto em 2027.
Foi aos 11 anos de idade que Ella Häkkinen começou a competir nas pistas, seguindo as pegadas do seu pai - que foi um dos protagonistas da Fórmula 1 nos anos 1990. Até agora, a jovem tem vindo a competir no karting.
Quanto a Ella Stevens, tem 19 anos de idade e irá competir na F1 Academy ao lado de Ella Lloyd na equipa apoiada pela McLaren e gerida pela Rodin Motorsport.
Ella Häkkinen treina "ao mesmo nível de Lewis Hamilton"
Em outubro, Mika Häkkinen deu uma entrevista ao Ilta-Sanomat, em que falou sobre os seus filhos, Ella (a mais velha) e Daniel: "A Ella e o Daniel estão a treinar no duro. Eles correm 10 km todos os dias, alongam e reforçam os músculos, e focam-se na dieta. Tornem-se ou não pilotos profissionais um dia, em qualquer caso terão uma boa educação sobre o que está relacionado à forma física humana, desporto, hábitos alimentares e de sono. Noutras palavras, em tudo o que for possível. Posso dizer que os meus filhos treinam ao mesmo nível de Lewis Hamilton como piloto de F1 sob a liderança da Hintsa Performance".
O antigo piloto de Fórmula 1 elogiou Ella: "A Ella é uma piloto extremamente talentosa. Não o digo apenas como pai, mas com base nas minhas observações como antigo piloto de topo".
E, no entender de Mika Häkkinen, a chegada de uma mulher aos principais níveis do desporto automóvel é apenas uma questão de tempo: "Uma mulher piloto irá subir ao nível mais alto até 2030, seja a Ella ou outra".
Uma posição corroborada por outro ex-piloto profissional finlandês, Toni Villander - que deu nas vistas sobretudo nos GT com duas vitórias à classe em Le Mans: "A Ella compete em corridas muito complicadas e de alto nível. Experiência, dureza e habilidade no desporto acumulam-se sempre. Ela é talentosa e veloz e, além disso, são conhecidas as relações do pai dela dentro desporto, então há oportunidades", disse ao Ilta-Sanomat há poucas semanas.
@mclaren Quick fire questions with Ella Häkkinen 🧡 #McLaren original sound - McLaren






































